terça-feira, 24 de setembro de 2013

Máquina de costura doméstica: como escolher a sua?

Árdua tarefa de escolher uma máquina de costura, listo aqui alguns pontos importantes na hora de escolher a sua, e não falo como completa leiga no assunto, falo com a experiência de que já utilizou máquinas de costura industriais na faculdade e nos cursos que ministrei no senai, máquinas industriais e domésticas nos 2 anos que tive meu ateliê, máquinas domésticas, em casa, e todos os tipos de máquinas novas e velhas, Singer, Yamata, Elgin, Necchi e Janome, nos quase 3 anos em que trabalhei no Sesi/SP.

Acabo de adquirir a minha Janome 2030DC. Modelo que utilizei muito no SESI/SP. O que me motivou a comprar essa máquina japonesa? Não, não foram os pontos decorativos, nem a mesa extensora que a acompanha. No momento da minha decisão, o que de fato me motivou a escolher esse modelo foi, sem dúvida alguma, a costura reta!

Janome 2030DC, comprei na Clickfios. Fonte: CLICKFIOS

Sim, a costura reta, a costura que mais utilizamos em qualquer peça. Qual a diferença? Visitei recentemente uma feira de patchwork aqui em Curitiba/PR, a 4ª Quilt & Craft Show, e tive a oportunidade de visitar os stands da SINGER, da BROTHER e da JANOME. Sem me deixar levar pelos muitos pontos decorativos, a opção de costurar com ou sem pedal e todas as promoções da festa, fiz apenas uma pergunta para cada um dos representantes: Posso ver a costura reta?

A única que possui pontos realmente alinhados, como a das máquinas industriais é a Janome! E porque optei pelo modelo 2030DC. Pela minha experiencia no SESI. Raramente utilizava mais que 3 pontos decorativos, o modelo 2030DC tem 2 funções que, para mim, são fundamentais: o calcador para casa com apenas 1 passo que já mede o tamanho do botão e deixa a casa prontinha (apesar de estar limitado a casas para botões de 24mm) e a função manter a agulha para baixo ou para cima, o que facilita muito em casos de costuras decorativas ou tecidos finos que exijam muita precisão.

Diferença entre a costura reta, alinhada e a ligeiramente inclinada. Fonte: CRIA DA MODA

O preço de todas as marcas para modelos similares é muito parecido, mas a desvantagem da Janome é que os calcadores são bem carinhos e a bobina alta utilizada tem que ser a original, que tem a superfície reta e é mais pesada que as similares. O uso dos acessórios corretos preserva a máquina.

Façam suas escolhas, e boa costura para todos!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elclenes. Não conheço a máquina, mas pelo que pude ver na internet é um modelo bem simplizinho, ideal pra quem quer a máquina só para pequenos consertos ou fazer barras leves. Se puder, invista em um modelo mais robusto. Vá a uma loja física e veja os modelos disponíveis pessoalmente, mesmo que vá realizar a compra online. Peça explicações, tire suas dúvidas, pergunte como passa a linha, quanto custam os acessórios...

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Carolina, preciso de uma máquina de costura para iniciantes mais não quero gastar muito qual você já utilizou que será legal, só vou utilizar para costuras próprias, porém boa para todos os tecidos? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem? Meu conselho é o seguinte, se você tiver alguma daquelas máquinas singer antigas, tente levá-la ao mecânico e reformá-la, essa máquina era ótima! Ok, não tem, quer gastar pouco, evite as eletrônicas então, tendem a ser mais caras! Já trabalhei com a Janome 2008, é boa, tem costura firme. Ouvi boas referências das novas máquinas da Singer também, as do começo do ano 2000 eram muito fraquinhas, parece que as novas estão melhores. Elgin é uma marca tradicional, vale a pena ir a uma casa de máquinas e pedir para testar.

      Excluir
  4. Olá Cassiana,
    Adorei esse post sobre as máquinas. Eu fui picada pelo bichinho da costura e viciei!!! Estou me surpreendendo e a todos a minha volta com minhas peças de roupa, cortina e trabalhos em patchwork. Tenho aprendido com as dicas da internet!!! Porque existem pessoas como você que dividem o que aprendem. Desde já agradeço!
    Atualmente estou em busca da nova máquina de costura, hoje tenho a singer facilita 2818. Na verdade, agora estou namorando a Janome 3160 e a Singer Superb, você conhece essas máquinas? Preciso de uma máquina silenciosa para costurar a hora que quiser e moro em apartamento, que tenha os pontos de caseados para patch aplique e que trabalhe sem o pedal.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog
    simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias,
    é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar,
    eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
  6. Olá, você poderia nos informar quais os modelos de máquina de costura doméstica mais resistentes? modelos simples, sem bordado, e sem muitos pontos. Obrigada :D

    ResponderExcluir
  7. ESSA MAQUINA SAIU DE LINHA EM MAIO DE 2015 , INFELIZMENTE, SEGUNDO O SITE DA PROPRIA JANOME

    ResponderExcluir