segunda-feira, 28 de maio de 2012

Intervenção Urbana: Significância

Fonte: CRIA DA MODA
Fonte: CRIA DA MODA



Como trabalho da minha pós graduação em Artes Visuais, no SENAC realizei a intervenção urbana Significância na praça de São Sebastião, em Santa Cruz do Rio Pardo ⁄SP, por ser uma praça bastante movimentada que reúne pessoas de diversas faixas etárias e com objetivos variados.
Durante a semana circulam além das crianças e adolescentes das escolas, os praticantes de atividades físicas e os transeuntes que cortam a praça para encurtarem o caminho do trabalho para casa, de casa para a Igreja ou dos bairros para o centro.
 Devido ao estilo de vizinhança, durante a noite e nos finais de semana, não há muito movimento nos arredores desta praça, o que atrai grupos de jovens e adolescentes para consumo de bebidas e drogas.
Não há comércio algum nesta praça, no entanto, apesar do trabalho dos garis, na entrada e na saída das escolas, o lixo é jogado indeliberadamente, sem qualquer pudor; do mesmo modo, após o final de semana ou logo pela manhã, são encontradas inúmeras garrafas vazias, maços e bitucas de cigarro jogadas no chão.
Embora, há muito tempo, haja ações voltadas para a destinação adequada do lixo e esclarecimentos sobre as conseqüências de se jogar lixo no chão, parece que mesmo entre os novos, que estão recebendo informações frescas e atualizadas, o descarte inadequado dos resíduos é algo que não merece muita atenção. Por isso, minha proposta de intervenção foi a inserção de resíduos gigantes em pontos da praça, como a maçã mordida e a bola de papel.
Fonte: CRIA DA MODA
A idéia de objetos gigantes remete a cenas de filmes de insetos, como Formiguinhas, e Vida de Inseto, que mostram a pequenez dos insetos diante da magnitude do mundo, assim como nós, humanos, que nos sentimos tão inatingíveis e especiais, mas que somos incapazes de competir com as forças da natureza e as catástrofes que nossas ações impensadas propiciam.
O objetivo da instalação na praça São Sebastião é chamar a atenção de seus freqüentadores para a sua insignificância diante dos problemas que causamos para o meio ambiente, com nossas ações cotidianas, tão pequenas quanto uma bola de papel amassado, mas que somadas transformam-se em problemas que sozinhos não podemos removê-los ou escondê-los. Os grandes resíduos certamente chamarão atenção pelo tamanho, por serem elementos surgidos “do nada”, e possibilitarão discussões e reflexões sobre as agressões que fazemos no ambiente em doses homeopáticas. 




2 comentários: