quarta-feira, 23 de maio de 2012

Camisa de seda

A camisa de seda é a peça chave da temporada, mesmo quando não são de seda. Toda vitrine tem uma camisa em cetim, voal, chiffon. O preço nem sempre é acessível, mas algumas dicas podem ajudar o consumidor a encontrar uma boa camisa de seda "genérica".

A seda é uma fibra natural que é obtida a partir dos casulos do bicho da seda. Os tecidos produzidos com ela são brilhantes e macios. Trata-se de uma fibra como o algodão e o poliéster, que podem se transformar em tecidos fluidos e finos como a musseline (100% poliéster), armados e rusticos como o oxford (100% poliéster), grossos e resistentes como o jeans ( 100% algodão), ou leves e delicados como a cambraia (100% algodão).
Camisas. Fonte: Camisa de seda

Assim, dizer que uma camisa é de seda, não explica muito o seu aspecto visual, é preciso saber qual é o tecido, pois é ele que revela o entrelaçamento dos fios, a espessura, a maleabilidade e a queda do tecido. Há o chiffon de seda, com aspecto semelhante à musseline, ou o cetim de seda, e há o tafetá de seda, encorpado; todos, 100% seda. 

Para entender a construção das roupas, aprimorar a costura, as técnicas de modelagem e a combinação dos looks, é fundamental saber diferenciar fibras, de tecidos, e saber adequar as tendências ao bolso de cada consumidor.

Camisas de seda. Fonte Camisa de seda
Recentemente fiz um estrago em uma banquinha de retalhos de tecidos de seda, na Modateci, em Sorocaba. qualquer tecido, por R$ 9,90 o metro, o que é uma pechincha quando se fala desta fibra. Tenho material para uma 5 blusas, que finalmente comecei a cortá-las. Mas nem todo mundo tem acesso a promoções de tecidos de seda ou sorte de encontrar peças boas em liquidações, por isso, se você costura ou tem uma costureira de confiança, pode comprar musseline, se quiser transparência; cetim, dos macios e finos; crepe koshibo que é mais grosso e pesado que o musseline e, portanto, menos transparente; ou organza, todos 100% poliéster.

Camisas. Fonte: Renner


Escolhido o tecido, é só caprichar no corte, respeite o fio do tecido, e na costura. Observe as modelagens que estão nas revistas e nas vitrines, as blusas estão mais soltas, mais compridas, nada de camisa exatamente no cós das calças, elas ultrapassam o quadril. 

Se vai comprar pronta, observe os acabamentos: costuras, arremates, barra, se há fio puxado. Combine-as com peças mais pesadas, como couro, jeans e veludo cotelê, mas cuidado com os acessórios, prefira os delicados.

Ninguém precisa saber que sua camisa é uma genérica, fica só entre nós!

Um comentário:

  1. Uma dúvida... Na hora de fazer o molde da camisa feminina, pensando que ela terá que ficar "soltinha" (como essas da foto), tenho que fazer em um tamanho maior? Por exemplo, se quero uma camisa tamanho 38 (soltinha), faço o molde com algumas adaptações para o tamanho 40?
    Obrigada, :D

    ResponderExcluir