segunda-feira, 7 de maio de 2012

Aula de Costura: TECIDOS

Os tecidos são os principais elementos da costura. Qualquer modelagem pode ser destruída por um tecido mal selecionado. E você sabe quais as características básicas dos tecidos? Primeiramente é preciso diferenciar tecido plano de malha. 

Tecido plano é aquele da calça jeans, da camisa, do lençol, com estrutura mais resistente que não deforma tanto quanto as malhas. Ele é formado pelo entrelaçamento de fios de urdume ( na vertical) e de trama ( na horizontal). 


Tecido plano. Fonte: Guia Têxtil

Malha é aquela da camiseta, da toalha de banho, do tricô, bastante confortável e elástica tem como ponto negativo o fato de lacear e deformar, devido ao processo contínuo de esticar e retornar ao tamanho normal durante seu uso. Sua estrutura é a mesma do tricô artesanal, formado por laçadas que se prendem umas as outras. 

Malha. Fonte: Com Faz?
Além dessas separações principais de estrutura, há outras divisões conforme a característica do entrelaçamento,  a origem dos fios, as características das fibras... Por isso, cuidado ao selecionar o tecido para suas criações, cada tecido tem um caimento e suas qualidades ficarão ressaltadas se forem usados em peças adequadas.

Retornaremos no assunto futuramente.


beijos 

e prestem atenção nos tecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário