terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aula de costura: Vestido de festa

Vestidos longos deixam qualquer mulher elegante, não é mesmo?
Só se for no início da festa, porque da metade em diante, não há vestido de resista à falta de classe. Dizem, que a mulher deve sair da festa do mesmo jeito que entrou. Sim! isso inclui os sapatos!
Os vestidos longos, de festa, são feitos para usar com saltos altos, quando você tira o salto, ele arrasta no chão. E é ai que se inicia um processo de tortura com o pobre vestido. Os maus tratos deveriam resultar em punições rígidas! São nós, alfinetes, torções... que além de não resultarem em um efeito visual bonito, danificam os vestidos, que, em geral, são de tecidos leves, delicados, finos...
Sei que será impossível convencer as torturadoras a permanecerem em seus saltos, portanto, eis uma dica para proteger o vestido e deixá-la mais elegante, mesmo no final da festa:

Fita de cetim. Fonte: CRIA DA MODA
Basicamente você deve costurar uma fita de cetim em cada lateral do vestido, pelo lado de dentro, na altura do busto. A fita deve ser um pouco menor que o vestido para não aparecer quando estiver solta.
Quando há recortes no vestido, coloca-se um botão escondido na parte interna do recorte e outro na fita. Este é com botão de pressão, mas para vestidos mais pesados o ideal é colocar um botão comum no vestido e fazer uma argola na extremidade da fita para enganchá-la. Conforme a figura 1.

Detalhe do vestido. fonte: CRIA DA MODA


Figura 1. Fonte: CRIA DA MODA
Efeito na barra do vestido. Fonte: CRIA DA MODA
Caso o vestido não tenha recorte, coloque o botão na lateral, do lado de dentro há uns 4 cm da cava. A fita dará a volta na parte externa do vestido e ficará presa do lado do forro na região das axilas.
Lembre-se a fita precisa ser de uma cor próxima à cor do vestido.
Boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário