quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aula de costura: Piques

Acabamento é fundamental para a execução de uma peça. Alguns procedimentos simples possibilitam um resultado final mais bonito e facilitam operações como passar e rebater costura. O pique é um deles.

Basicamente, pique quer dizer picar mesmo, cortar o tecido. É utilizado quando se costura uma peça sobre a outra para depois virar uma delas para o outro lado. Ou seja, em:

- revel, na cava, no decote e no bolso;
- cós anatômico (aquele se que molda ao corpo);
- golas;
- cantos;
- bolsos;
- entre outros.

Principalmente quando a costura é em curva, no momento da vira, é necessário fazer o pique para que o tecido possa ser moldado e acompanhar a curva. Quando se vira uma parte menor para uma maior, naturalmente faltará tecido, ele irá repuxar, e ao rebater a costura poderá ocorrer pregas e enrugamento. É ai que entra o pique.

Onde fazer os piques. Fonte: CRIA DA MODA
Piques. Fonte: CRIA DA MODA
Com uma tesoura que tenha corte na ponta, deve-se fazer pequenos cortes (os piques) no contorno de toda a curva, até se aproximar da costura. Tomando muito cuidado para não ultrapassar o limite da costura, pois essa se romperá.
Corte dos cantos. Fonte: CRIA DA MODA

Quanto mais curvo for, mais próximos deverão ser os piques.

Outra situação em que os pique são necessários é no momento de virar peças que formarão cantos. Neste caso, é preciso retirar o canto para que não haja acumulo de tecido.

Para finalizar, é preciso passar a peça e só então, quando necessário, rebater a costura.

2 comentários:

  1. Olá! Procurando pelo google o que significa "rebater costura" acabei vindo parar aqui. Você poderia me dizer o que é rebater costura? Deve ser uma coisa boba, mas não faço idéia rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, certas coisas parecem bobas para quem as utiliza em sua rotina, mas de fato não são. Rebater costura é fazer um pesponto aparente. Por exemplo: você une dois tecidos com uma costura interna com margem de costura de 1cm, depois passa essa margem de costura jogando as duas pontas do tecido para o mesmo lado, como na maior parte dos recortes de camisas. Ai então, pelo lado direito da peça, você passa uma costurinha que irá prender essas pontinhas do tecido, reforçar sua costura e ao mesmo tempo, será decorativa. Esse ato de fazer a "costurinha", é o tão famoso "rebater costura". Consegui ser clara?

      Boas costuras e não tenha medo de questionar, o que é óbvio para alguém pode não ser para muitas outras pessoas!
      bjs

      Excluir