quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Salto alto

Se não souber andar, NÃO USE!
Salto Alto
Fonte: Saúde

Fui ao shopping ontem e deparei-me com centenas de adolescentes e pré-adolescentes. Fazia tempo que não observava o ir e vir das pessoas, talves por isso espantei-me tanto. Na tentativa de mostrarem-se adultas, as meninas aderem maciçamente ao salto. Uma pena. Os jeitos de andar assustam, variam de jeca, pato, esquiador a cômico, bizarro, saltitante.

Já fui pré adolescente e sei que minha mãe sofria muito para tentar me impedir de usar salto alto, trata-se de uma questão ortopédica, vai muito além da simples estética. Meninas que andam, aos 10, 12 anos, com saltos 10, sem ao menos conseguir erguer seus pés do chão. Crianças que desde cedo são estimuladas a usar sandálias, sapatos e tamancos com saltinhos de 3, 4cm. Será que estas crianças conseguiram chegar aos 12 anos e usar esse mesmo tamanho de salto? Provavelmente não, o estímulo começa muito cedo, o exemplo vem de casa, incentivado por mães, madrinhas, revistas, tv e, principalmente, internet.

O uso prolongado de salto alto pode causar o encurtamento do tendão, o que provoca dores fortes por andar sem salto. Além disso, aumenta a chance de torções, quedas, traumas nas unhas dos pés, sem contar com o desenvolvimento precoce de joanetes.

É uma pena que adolescentes tem um pouco de dificuldade de ouvir conselhos, pois quem os vê arrastando-se com saltos, sem pensar na questão de saúde, tem duas vontades: ou a de chorar de pena ou a de rir, pois é bizarro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário