sábado, 20 de junho de 2009

Friozinho, fogueira, quentão, quadrilha... São João!!!

Estamos na segunda quinzena de Junho e as festas típicas estão a todo vapor. Para quem quer entrar no clima sem gastar muito dinheiro, ou sem se caracterizar demais, aqui estão algumas dicas:

1- Está sem retalhos? Quer encaipirar sua roupa bem rápido? Só tem linha e agulha? Ótimo, use-as! Com pontos grandes e irregulares, desenhe corações nas costas de uma jaqueta. Você pode riscar primeiro ou, se já tiver prática, desenhar direto com o alinhavo.




2- Achou alguns retalhos coloridos, xadrezes ou estampados? Recorte corações ou retângulos e aplique em peças jeans com pontos grandes (alinhavo) com linha de crochê colorida. Se tiver tesoura de picotar, recorte os corações com ela, o tecido vai desfiar menos. Se não tiver, e o tecido começar a desfiar muito, passe um pouco de cola branca, termolina ou base de unha na borda do retalho, as tramas e o urdume do tecido vão grudar e não se soltarão mais!




















3- Pra quem não tem muitas habilidades manuais, não tem linha coloria e/ou agulha grossa, mas também quer entrar no clima caipira, basta arrajar uns alfinetes e prender os retalhos com eles, como nesta calça:






4- Tem um vestido xadrez ou estampado do verão que ficaria perfeito se usado em sobreposição com blusa manga longa e maia calça fio 80? Para deixá-lo mais folclórico, você pode alinhavar rendinhas, fitas de cetim e passa fita, na barra e no decote ou na alça, se tiver;




5- É pouco pra você? Discrição não combina com festa junina, muito menos com o seu estilo? Ok, pegue um vestido ou uma saia jeans e a sua caixa de aviamentos, agora vale tudo: rendinhas, galões, passa fita, sianinhas, passamanaria, fita de cetim, de gorgurão e de veludo, florzinhas de crochê, linhas coloridas e muita criatividade... Explore as cores, quanto mais vivas melhor! Aplique tudo com pontos grandes, é bem mais rápido para fazer e para desmanchar.


2 comentários:

  1. Adorei a idéia de prender os retalhos com alfinete, assim até quem não é expert no assunto 'costura' não vai ficar de fora da festança sô!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito prático né!
    E o melhor, quando a festa acaba, a roupa volta ao normal sem marcas!

    ResponderExcluir